FAKT Office, um estúdio com sede em Berlim e Zurique, criou uma instalação arquitetônica para o Festival des Architectures Vives que utiliza chapas perfuradas de alumínio para produzir uma estrutura geométrica que remete a uma nuvem. Patrocinado pelas empresas metalúrgicas Karl Dieringer e AMAG Austria Metall, a exposição explora as propriedades do alumínio e sua capacidade de criar novas formas.
FAKT considera sua exposição "um experimento progressivo tanto espacialmente como estruturalmente", e usa abordagens artísticas para explorar as possibilidades de projeto com o alumínio. Cloudscape é feita a partir de duas chapas perfuradas de alumínio de 2mm de espessura e cobre uma área de 6,4m x 4,5m. O projeto está suspenso por cabos de aço fixados nos edifícios circundantes e consiste em uma superfície dobrada que contrasta com as estruturas muito mais antigas que o envolvem.
A aparência e a forma do projeto surgem do desejo do FAKT de não apenas projetar um objeto belo e produzir uma estrutura inovadora, mas também de criar uma experiência extraordinária para queles visitam a instalação. O estúdio usa três abordagens para proporcionar essa experiência: os arquitetos fizeram a estrutura refletir o ambiente no qual ela está inserida, ressoando quando exposta ao vento e à chuva; eles também suavizaram o impacto visual da estrutura metálica ao amarrá-la sutilmente às edificações vizinhas e permitir que ela se mova com a brisa; e eles fizeram as superfícies semitransparente, dissolvendo os limites da instalação.
Arquitetos: FAKT Office
Localização: 6 Rue Trésoriers de la Bourse
Área: 28.8 m²
Ano: 2015
Fotografias: Giulio Boem